A aplicação da vacina da Pfizer como reforço para quem tomou Janssen tem alta procura nos postos de saúde da capital paulista nesta terça-feira (30).
A prefeitura tomou a decisão de usar o imunizante porque o Ministério da Saúde não entregou doses da Janssen e pela ameaça da nova variante do coronavírus.
Assim, qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha tomado o imunizante, que até então era de dose única, há pelo menos dois meses pode ser vacinada com a Pfizer.
A mudança foi enviada no fim do dia e publicada apenas hoje, o que gerou dúvidas entre os funcionários das UBSs e a população.
O ouvinte Marcelo Oliveira Cesário não conseguiu tomar o reforço na UBS Vila Cisper, no bairro Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo.
“Ninguém sabia da mudança e fui embora, porque não quiseram me vacinar”, conta.
O encarregado de manutenção Marcio Bermimu saiu com o reforço no braço após ter ido ao posto Santa Lúcia, na zona sul, mas precisou insistir e explicar para os funcionários da UBS.
“Eu disse que ouvi na rádio, aí a atendente achou a mudança na internet. Depois consegui a minha vacina”, comemorou.
Na UBS do Jardim da Saúde, na zona sul, Bruno Massaroppe recebeu a dose da Pfizer sem dificuldades, mas admite que estava com dúvidas sobre a vacinação.
“Em 10 minutos, eu estava vacinado, mas não sabia como ficaria o passaporte da vacina e a atualização da vacina”, afirma.
Para se vacinar, é necessário levar o comprovante da primeira dose.
A secretaria municipal da Saúde disse que há doses para os moradores e também para quem é de fora.
Não há mais a necessidade de apresentar comprovante de residência.