Moradores da capital paulista que precisam tomar a segunda dose da vacina AstraZeneca estão com dificuldade para encontrar o imunizante. Há reclamações, inclusive, do portal de Olho Na Fila, que mostra o movimento nos postos da cidade e quais vacinas para segunda dose estão disponíveis naquele momento. Os problemas foram registrados nesta quinta (12) e sexta (13).
Em entrevista à BandNews FM, o secretário municipal de Saúde promete resolver a questão ao longo da tarde de sexta (13) com o reabastecimento dos postos de saúde com as doses entregues na quinta (12) pelo Ministério da Saúde.
O ouvinte da BandNews FM Luiz Figueiredo já passou por diferentes unidades de saúde na Zona Sul e não conseguiu completar o esquema vacinal.
A situação se repete na Zona Leste da cidade, o ouvinte Rafael Vrena tentou encontrar a dose complementar da AstraZeneca para a esposa dele em vários postos da região da Ponte Rasa e Penha, mas não teve sorte - nem com a ajuda da plataforma.
Em resposta à BandNews FM, a Prefeitura de São Paulo informou que realiza o remanejamento entre as unidades do município para garantir a vacinação e resolver eventuais desabastecimentos causados pela alta adesão em regiões específicas.
Em caso de falta do imunizante, a unidade de saúde mantém uma lista nominal das pessoas que procuraram a vacina para segunda dose e entra em contato com todos para que a imunização seja efetivada.
Por fim, a gestão municipal lembrou da página De Olho Na Fila, que informa o movimento em cada posto de saúde e as vacinas disponíveis para segundas doses - mas, que segundo os relatos acima, nem sempre está com a atualização correta.