SP: pacientes não conseguem fazer exames para diagnóstico de dengue

Moradores da Zona Leste da capital paulista sofrem com falta de insumos em postos de saúde

Kawany Nascimento/ Elaine Freires

SP: pacientes não conseguem fazer exames para diagnóstico de dengue
SP: pacientes não conseguem fazer exames para diagnóstico de dengue
Marcelo Camargo | Agência Brasil

Ouvintes da BandNews FM têm enfrentado dificuldades para fazer o teste de dengue na UBS Santa Inês, no Parque Cruzeiro do Sul, na Zona Leste de São Paulo, por causa da falta de equipamentos. Assim as pessoas com sintomas da doença não conseguem o diagnóstico conclusivo. 

O ouvinte Sergio Firmino estava com o filho Lucas, de 12 anos, desde de terça-feira (02), sem conseguir fazer o exame de sangue, porque faltam itens, como tubos para coletar amostras.

A região Leste lidera os casos da doença na capital paulista e tem registrado longas filas na rede de saúde. Apesar dos remédios, os sintomas, como febre e dores no corpo, persistem no quadro de saúde do menino.

Na manhã desta quarta-feira (03), o garoto foi levado pela avó e novamente retornou para casa sem a definição de um diagnóstico na Unidade Básica de Saúde Santa Inês, no Parque Cruzeiro do Sul. 

Lucas está com atestado médico de quatro dias, mas a família já avalia pagar um teste na rede privada para ter um atendimento adequado.

Indignado com a falta de um diagnóstico preciso para o filho, Sergio procurou a "Central de Ouvintes da BandNews FM". 

Após a cobrança da Rádio, a família recebeu uma ligação do posto médico para que o menino retornasse para fazer o exame. De acordo com os funcionários, os insumos chegaram ao local na tarde desta segunda-feira (01) e os casos mais graves estão sendo priorizados.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que todas as unidades da rede, inclusive a Santa Inês, possuem testes rápidos de dengue em quantidade suficiente, feitos conforme a avaliação clínica.

A Pasta afirmou que segue monitorando o cenário epidemiológico da doença em toda a capital e que novas ações podem ser realizadas pela Prefeitura de São Paulo no enfrentamento à dengue, conforme a necessidade.

O Brasil registrou 1.020 mortes por dengue em 2024, de acordo com dados divulgados pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (03). Esse é o terceiro maior número desde o surto da doença em 2000.