SP: O furto de fios e cabos de cobre dispara na cidade de São Paulo

Impulsionado pela alta do metal, essa modalidade de crime cresceu nos últimos meses

Central de Ouvintes BandNews FM

O furto de fios e cabos de cobre dispara na cidade de São Paulo Foto: Ouvinte da BandNews FM
O furto de fios e cabos de cobre dispara na cidade de São Paulo
Foto: Ouvinte da BandNews FM

O furto de fios e cabos de cobre dispara na cidade de São Paulo.

Impulsionado pela alta do metal, essa modalidade de crime cresceu nos últimos meses.

Cerca de 400 quilômetros foram levados da iluminação pública e da rede semafórica da Capital Paulista neste ano.

É cada vez mais comum cruzamento com os semáforos apagados e ruas às escuras na maior cidade do país.

As ações dos criminosos em busca de metais, principalmente o cobre, têm provocado cada vez mais interrupções e afetado o trânsito na Capital Paulista.

“Não tinha semáforo para coordenar o trânsito, eu achei um absurdo. Já entramos em contato a não solucionam o problema, já tiveram até acidentes aqui. ” 

Em média, 14 semáforos são alvos de vandalismo diariamente na cidade de São Paulo.

A Companhia de Engenharia de Tráfego informa que, entre janeiro e setembro de 2021, já foram registradas 3.686 ocorrências deste tipo de crime. 

O número representa um aumento de 11 e meio por cento em relação ao mesmo período de 2020

Segundo a CET, o furto de fiações ou mesmo vandalismo em um controlador de semáforo pode afetar o funcionamento de até cinco cruzamentos numa mesma região.

Moradores da Capital Paulista vêm sofrendo com esse tipo de crime também nos comércios. 

Rodrigo Mendes gerencia a obra de um restaurante no bairro da Vila Olímpia, na zona sul, e foi impedido de trabalhar porque o local estava sem energia.

“Quando foram olhar o quadro de entrada estava depredado e tinha roubado um metro de cabo de cobre. Pularam o tapume, entraram na obra, quebraram o quadro e levaram. Já estamos sem luz, fora os estragos e danos materiais que teremos que resolver. ” 

Só entre janeiro e setembro deste ano, foram furtados 148 quilômetros de fios elétricos da iluminação pública, segundo o Ilume (Coordenadoria de Gestão de Rede Municipal de Iluminação Pública).

No Pet Shop da cunhada da fotógrafa Cristiane Farhat, que fica na região de Higienópolis, roubaram duas vezes os fios de toda a parte elétrica, que fica do lado de fora da loja. 

“As câmeras pegaram a pessoa tentando arrombar, tiveram que gradear tudo. Roubaram os fios, foi cinco mil reais para repor tudo. ”

O furto e roubo de fios cresce a cada dia em São Paulo, motivado, entre outras coisas, pela alta do metal, já que o cobre no mercado global mais do que dobrou de preço, de acordo com a Associação Brasileira do Cobre.

O material que é levado das redes de telefonia, iluminação pública e dos semáforos vão parar em ferros-velhos ilegais, onde metais como o cobre é extraído é vendido por 50 reais o quilo, o dobro do valor de 2020.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 31 toneladas de metais entre cobre e alumínio foram apreendidas e devolvidas às concessionárias e prestadoras de serviços públicos. 

Até o momento, 41 criminosos envolvidos com esses crimes foram presos pelas polícias paulistas.