O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo diz que a negociação com os metroviários ainda não avançou. Em entrevista à BandNews FM, Alexandre Baldy informou no fim da manhã desta quarta-feira (19) que, por enquanto, não há perspectiva de normalização do Metrô.
Até agora, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha funcionam parcialmente; a 15-Prata está totalmente paralisada. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás são administradas pela iniciativa privada e continuam operando.
O secretário informou ainda que um oficial de Justiça esteve no Centro de Controle de Operação do Metrô nesta manhã. Durante a visita, ele constatou que a liminar que prevê 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários não foi cumprida.
Por conta da greve, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal dessa quarta-feira, que coincide com o toque de recolher imposto durante a fase atual da pandemia contra o coronavírus. Veículos não foram multados na madrugada de terça para quarta-feira e podem circular normalmente entre 21h de hoje até 5h de amanhã.
A última atualização do Metrô aponta que as linhas operam parcialmente entre as estações Ana Rosa e Luz (Linha 1-Azul), entre as estações Alto do Ipiranga e Clínicas (Linha 2-Verde) e entre as estações Bresser-Mooca e Santa Cecilia (Linha 3-Vermelha).
A Linha 15-Prata permanece fechada. A transferência para a Linha 4 Amarela na estação Luz está aberta, assim como a transferência entre a Linha 2 Verde para a Linha 5 Lilás (que fica na estação Chácara Klabin) e também para a Linha 4 Amarela na Estação Consolação.
A transferência para estação Brás e Linha 4 Amarela na República também estão liberadas.
Por conta da greve, a SPTrans disponibiliza a operação PAESE e frotas de ônibus gratuitos fazem a ligação entre os seguintes pontos: Na Linha 1-Azul, entre as estações Jabaquara e Tucuruvi; Na Linha 2-Verde, entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente; na Linha 3-Vermelha, entre as estações Itaquera e D.Pedro II; na linha 15-Prata, entre as estações Vila Prudente e São Mateus.