SP: Ministério Público indicou em 2020 o risco de deslizamento na Vila do Sahy

Município de São Sebastião, atingido pelas chuvas, havia se comprometido em regularizar imóveis em áreas de risco, mas não cumpriu

Rádio BandNews FM

Vila do Sahy foi um dos locais atingidos pelas chuvas em São Sebastião.
Foto: Reprodução/Governo de SP

Uma vistoria do Ministério Público de São Paulo indicou o risco de deslizamentos na Vila do Sahy e o crescimento da ocupação irregular em 2020. O relatório foi produzido após a prefeitura de São Sebastião pedir a análise de um projeto para urbanizar e legalizar os imóveis da região.

No documento, o MP afirma que a gestão municipal reconheceu “situações de alto risco de escorregamentos”, mas não apontou se havia a necessidade de remoção das casas.

E ainda indicou, um ano depois, que a ocupação das encostas era uma “tragédia anunciada”.

Segundo informações de 2018 da própria prefeitura, havia 648 imóveis e quase 800 famílias vivendo na Vila do Sahy. O município chegou a se comprometer a regularizar a área no prazo de dois anos, mas isso não aconteceu.

Já no ano passado, a Justiça pediu à prefeitura que apresentasse prazos para estudos atualizados e a contratação de serviços de urbanização. Na época, a gestão municipal informou que não havia recursos suficientes e que tem pelo menos 102 áreas para regularizar em toda São Sebastião.

O prazo atual para resolver a situação é 2025.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.