A Prefeitura de São Paulo altera as regras para a xepa na vacina e permite a inscrição de maiores de 50 anos sem comorbidades nas listas da xepa da vacina. As unidades básicas de saúde mantém cadastrados pessoa de fora dos grupos prioritários para que recebam a aplicação das doses que sobram nos postos.
Tem preferência na lista da xepa: as pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos; os estagiários da área da saúde, independente do período de formação; e estagiários de nível técnico da área da saúde, independente do período de formação.
A xepa da vacina evita o desperdício de doses da vacina, já que as doses precisam ser aplicadas em até seis horas após a abertura do frasco da AstraZeneca e da Pfizer e em até oito horas no caso da CoronaVac. A orientação é que as pessoas procurem uma unidade básica de saúde perto de casa para fazer a inscrição, já que as equipes ligam em caso de sobra e as pessoas precisam comparecer imediatamente nos locais de aplicação.
As mudanças nas regras começaram a valer já nesta segunda-feira (07), mesmo dia em que a capital paulista começou a vacinar grávidas e puérperas (que deram à luz em menos de 45 dias) maiores de 18 anos sem comorbidades. As lactantes com filhos até 1 ano de idade com comorbidades também já podem procurar a imunização.
DRIVE-THRU
Os postos de drive-thrus da capital paulista estar fechados a partir desta terça-feira. As unidades de vacinação sem sair do carro, além das farmácias parceiras, voltam a operar com os imunizantes contra a Covid-19 quando um próximo grupo for liberado para a vacinação.
As 468 UBSs continuam aplicando tanto a primeira quanto a segunda dose das vacinas entre 7h e 19h. Os mega postos de vacinação, funcionam entre 8h e 17h.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, já foram aplicadas 5.326.718 doses na capital. Desse total, 3.677.277 pessoas tomaram a primeira dose e 1.649.441 já completaram o esquema vacinal com as duas aplicações.