Lojistas da Rua Santa Ifigênia, tradicional ponto de venda de eletrônicos no centro de São Paulo, realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (7) contra a mudança do “fluxo” da Cracolândia para a região. Como protesto, as portas ficarão fechadas entre 9h e 11h.
Na quarta (6), houve confronto entre comerciantes e dependentes químicos, além de relatos de arrastões, o que assustou quem trabalha ou frequenta a Santa Ifigênia.
Cenas de quebra-quebra aconteceram nas ruas e também nas vizinhas, como a dos Gusmões. Uma lanchonete foi saqueada e duas lojas tiveram as portas quebradas.
A rua dos Gusmões também tem recebido uma quantidade grande de dependentes químicos desde que autoridades começaram a retirar usuários das proximidades da Rua Helvétia, lugar onde sempre se concentrou o principal fluxo da Cracolândia.
Desde março, as Polícias Civil e Militar e a Prefeitura de São Paulo intensificaram as operações contra os dependentes químicos e traficantes, o que espalhou o fluxo para outras ruas do Centro.