SP investiga 4ª morte por febre maculosa e interdita fazenda em Campinas

Local foi visitado por três pessoas que morreram com a doença transmitida pela picada do carrapato estrela; a morte de uma adolescente de 16 anos que também esteve no espaço é investigada

BandNews FM

SP investiga 4ª morte por febre maculosa e interdita fazenda em Campinas
SP investiga 4ª morte por febre maculosa e interdita fazenda em Campinas
Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde aguarda o resultado do exame que vai revelar se uma adolescente de Campinas é uma nova vítima da febre maculosa. A menina de 16 anos estava internada no interior do estado e morreu na noite de terça-feira (13). O Instituto Adolfo Lutz faz a análise das amostras de sangue da paciente. Ela esteve em um espaço de festa da cidade que é considerado um foco da doença.

A Fazenda Santa Margarida, em Campinas, é apontada como possível local em que os três mortos já confirmados por febre maculosa foram infectados. O espaço foi interditado preventivamente pela prefeitura da cidade. O local só poderá realizar novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e extinguir o risco de contaminação.

Em nota, a organização do empreendimento afirmou que realiza todos os trâmites de vigilância sanitária e se colocou à disposição das autoridades para auxiliar na investigação.

O piloto Douglas Pereira Costa, a namorada dele, Mariana Jordano e uma jovem de 28 anos estiveram em uma festa no espaço e morreram no dia 08 de junho.

A Secretária Municipal de Saúde de Campinas afirma que são realizadas ações para evitar novos casos e prevenir novas infecções na cidade.

A transmissão da bactéria que causa a doença ocorre por meio da picada do carrapato estrela, presente principalmente em capivaras.

Ao todo, foram confirmadas seis mortes somente em São Paulo por febre maculosa neste ano.