O Governo do Estado de São Paulo anuncia que moradores que já tomaram a primeira dose da AstraZeneca e que estão com a segunda dose atrasada poderão se vacinar com o imunizante da Pfizer.
A medida visa garantir a vacinação completa para aqueles que não conseguiram encontrar a segunda dose nos postos de saúde paulistas. A ação vale para as pessoas que tiveram a segunda dose da vacina da Fiocruz vencida entre 1 e 15 de setembro.
Para isso, o governo estadual promete distribuir 400 mil doses da Pfizer entre os municípios. O montante também poderá ser somado ao eventual estoque já disponível da vacina contra a Covid-19.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde justifica a decisão pelo "não envio das doses de AstraZeneca por parte do Ministério da Saúde". O número faltante chegaria a quase 1 milhão de doses.
Agora, o estado paulista assegura que o uso das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca na mesma pessoa "foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo PEI", o Plano Estadual de Imunização.