SP: estado inicia vacinação contra a Covid-19 de adolescentes com comorbidades

Na capital paulista, 48 mil menores entre 16 e 17 anos podem procurar os postos de saúde

BandNews FM

Vacinação de adolescentes começa nesta quarta-feira (18) em São Paulo. Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP
Vacinação de adolescentes começa nesta quarta-feira (18) em São Paulo.
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

O estado de São Paulo inicia nesta quarta-feira (18) a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes. Apenas vacinas da Pfizer podem ser usadas, já que o imunizante é o único com autorização da Anvisa para aplicação em menores. Pelo calendário estadual, até o dia 29 de agosto, serão imunizados adolescentes entre 12 e 17 anos com doenças pré-existentes.

Na capital paulista, por conta da disponibilidade de doses da Pfizer, os menores entre 17 e 16 anos são imunizados a partir desta quarta (18). É preciso apresentar comprovante de residência, estar acompanhado de um responsável e apresentar um documento oficial com foto. A Prefeitura de São Paulo também orienta que seja feito o pré-cadastro no site Vacina Já para evitar filas nos postos.

Na cidade de São Paulo, podem se vacinar os menores entre 16 e 17 anos com:

  • 1) Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
  •  
  • 2) Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
  •  
  • 3) Indivíduos com baixa visão ou cegueira; (Considera-se baixa visão ou visão subnormal quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20 graus no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10). Considera-se cegueira quando esses valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10 graus (categorias 3, 4 e 5 do CID 10);
  •  
  • 4) Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Na impossibilidade do acompanhamento do responsável, o adolescente deve estar acompanhado de um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.

Nesta quarta-feira (18), também haverá aplicação da segunda dose da vacina. Todas as 468 unidades básicas de saúde estarão abertas entre 7h e 19h para a imunização. Há também a opção de vacinação nos mega postos, unidades drive-thru e nos serviços de atenção especializada, que funcionam entre 8h e 17h. Os endereços dos postos de vacinação estão no site Vacina Sampa. É possível ainda verificar onde há fila através do De Olho na Fila. A ferramenta da prefeitura também revela as doses disponíveis para a segunda dose nos postos, evitando a peregrinação entre unidades.