A Defesa Civil de São Paulo está em alerta para a possibilidade de uma onda de frio intensa ao longo do fim de semana. Já nesta sexta-feira (16) os termômetros entram em declínio na capital. Entre sábado (17) e domingo (18), com previsão de mínima de 8ºC, a estação de metrô Pedro II, da linha 3-Vermelha, será aberta para acolhimento da população em situação de rua.
O serviço vale esta sexta e sábado (17) entre 19h e 8h do dia seguinte. Durante este período, a mínima pode chegar a 8ºC nas madrugadas da capital paulista. O espaço pode receber até 100 pessoas e vai ser equipado com colchões, cobertores e roupas de frio. O atendimento também inclui jantar e café da manhã.
A prefeitura de São Paulo também vai reforçar as equipes que fazem o acolhimento em noites frias. A operação acolhida é sempre reforçada quando a previsão do tempo indica que as temperaturas devem se aproximar dos 13ºC.
A menor temperatura do estado deve ser registrada na Serra da Mantiqueira, com previsão de 4ºC no fim de semana. Na Baixada Santista, no litoral, os termômetros se aproximam dos 13ºC.
Um ciclone extratropical no Sul do país pode provocar rajadas de ventos mais fortes, o que reduz a sensação térmica.