Sete meses após o início da vacinação contra a Covid-19 no estado de São Paulo, o Governo do Estado encerra nesta terça-feira (17) as restrições econômicas. A partir de agora, não há mais limitação de ocupação e de horário de funcionamento no comércio, em bares e restaurantes.
Desde março do ano passado, o Plano SP, que rege a flexibilização das atividades econômicas, está funcionando no estado. As medidas foram impostas para impedir a disseminação do coronavírus pelo estado.
Agora, há apenas a recomendação para que sejam evitadas aglomerações, e o uso de máscara continua sendo obrigatório.
O governador João Doria afirmou nesta segunda-feira (16) que, apesar do fim das restrições, o estado não “liberou geral”:
“Não há liberação geral a partir do dia 17 de agosto. Há uma liberação gradual, segura, com protocolo. Nós ainda estamos enfrentando a pandemia.”, disse o governador.
A flexibilização ocorre após o estado terminar a primeira etapa de vacinação em São Paulo. Todos os maiores de 18 anos já podem se imunizar contra a Covid-19 e a partir de quarta-feira (18), começa a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos.
Os eventos sociais, culturais e feiras corporativas também estão liberados, mas com controle de público.
Os shows, baladas e torcidas em estádios só devem ser autorizados a partir de 1º de novembro.
As cidades do ABC Paulista, no entanto, anunciaram na semana passada que manteriam as restrições de 80% da ocupação e funcionamento até meia noite até o fim do mês.