O Comitê Científico do Governo de São Paulo vai se reunir nesta terça-feira (8) para discutir a liberação do uso obrigatório de máscaras para as crianças de 5 a 11 anos. A informação é da colunista da Rádio BandNews FM Mônica Bergamo.
Uma das ideias que deve ser discutida é a de que os meninos e meninas sigam usando máscaras nas salas de aula, mas possam ficar sem elas nas áreas livres, durante o recreio e nas atividades esportivas.
O comitê científico que assessora o governador João Doria também vai debater a flexibilização do equipamento de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos no estado.
A medida é menos liberal do que a decisão do Rio de Janeiro, que nesta segunda (7) liberou o uso de máscara em lugares abertos e fechados, além do transporte público.
Há reticências com a liberação em São Paulo porque as crianças de 5 a 11 anos tem apenas 20% do esquema vacinal completo. Esse é motivo da incerteza da liberação do equipamento de proteção para o grupo.
Além disso, segundo os dados do Ministério da Saúde, mais de 400 pessoas morrem por dia no Brasil por causa da doença, em média. O número ainda é considerado elevado.