O deputado estadual Lucas Bove (PL-SP) enviou um requerimento à Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para realização de uma "missão diplomática oficial" com prazo de dez dias nos Estados Unidos, durante o prazo em que acontecerá a posse de Donald Trump como novo presidente.
No pedido apresentado pelo deputado bolsonarista, o parlamentar pede que a viagem seja completamente paga pelo Parlamento. Embora ainda não tenha sido convidado, Lucas Bove disse que está na "expectativa" de ter seu nome lembrado pelo novo presidente norte-americano eleito e que é importante que "o maior parlamento da América Latina tenha representantes na posse".
Pelas regras internas, a Alesp não prevê que aconteça o financiamento de viagens de deputados, apenas em casos autorizados de maneira oficial pela Comissão de Relações Internacionais.
Prevista para acontecer no dia 20 de janeiro, o pedido do parlamentar tem como duração a estadia nos Estados Unidos entre os dias 15 e 25 de janeiro. A solicitação seria pautada na última terça-feira (17) na Alesp, mas a sessão foi suspensa por falta de quórum.