A Prefeitura de São Paulo recebeu a confirmação de mais 28 casos da variante delta do coronavírus e a capital paulista atingiu a marca de 50 casos identificados da mutação descoberta na Índia. A confirmação dos casos ocorreu após análise do material genético de exames colhidos e encaminhados ao Instituto Butantan. Os resultados foram confirmados nesta terça-feira (03). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes infectados pela delta estão sendo monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde.
A identificação de novos casos acionou o sinal de alerta nas autoridades de saúde, que se preocupam com a maior transmissibilidade da mutação e a possibilidade de redução da eficácia das vacinas.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pediu nesta terça-feira (03) que a população redobre os cuidados com as medidas sanitárias. O secretário municipal de Saúde Edson Aparecido anunciou que a cidade fará a distribuição de 500 mil máscaras do modelo N95, que é apontado pelos especialistas como mais eficiente para conter a disseminação do vírus.
O controle de variantes em São Paulo tem ocorrido de maneira aleatória com 600 exames semanais que são enviados para testes do Butantan ou na Universidade de São Paulo para a identificação do material genético.