A cidade de São Paulo começa a aplicar nesta segunda-feira (04) a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde e maiores de 60 anos que completaram a imunização há seis meses.
A aplicação da dose extra busca reforçar a imunização após estudos indicarem uma queda nos anticorpos contar a doença com o passar do tempo. O imunizante da Pfizer deve ser usado preferencialmente como terceira dose, segundo o Ministério da Saúde. Mas o estado de São Paulo utiliza todas as vacinas disponíveis para a aplicação da terceira dose.
Na capital paulista, a vacinação ocorre nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas 82 AMAs/UBSs Integradas, além dos 21 megapostos, 19 drive-thrus, três centros de saúde e postos volantes. As UBSs e AMAs/UBSs Integradas funcionam entre 7h e 19h. Já os megapostos e drive-thrus abrem entre 8h e 17h.
Os maiores de 60 anos devem apresentar o cartão de vacinação, físico ou digital, além do comprovante de endereço e um documento oficial com foto. Já os profissionais de saúde precisam apresentar um comprovante de vínculo empregatício em serviço de saúde da cidade de São Paulo ou documento do conselho de classe.
Os maiores de 18 anos com imunodeficiência grave também podem procurar os postos após 28 dias da conclusão do ciclo vacinal. Segunda a Secretaria Municipal de Saúde, estão nessa categoria: aqueles que realizam quimioterapia para câncer, têm transplante de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise), pessoas vivendo com HIV, entre outras. São 18 mil pessoas nesta situação na capital paulista.