SP começa a vacinar maiores de 48 anos; escolha por vacinas reduz filas

Postos de saúde ainda enfrentam desabastecimento, embora problemas sejam contornados pela Prefeitura.

Rádio BandNews FM

SP começa a vacinar maiores de 48 anos; escolha por vacinas reduz filas
Tânia Rêgo

A capital paulista inicia a vacinação contra a Covid-19 das pessoas com mais de 48 anos nesta quinta-feira (24). Originalmente, este público começaria a se vacinar na quarta-feira (23), mas a escassez de doses alterou o calendário de imunização na cidade.

No entanto, mesmo com a ampliação do grupo vacinável, há registros de postos de saúde com falta de doses, mas a Prefeitura de São Paulo afirma que o reabastecimento será feito ao longo do dia com um remanejamento de doses de outros postos.

A orientação da pasta é que a população consulto o site do Filômetro (deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br) antes de sair de casa. A ferramenta aponta o tamanho das filas e quais as unidades estão com abastecimento em conformidade.

As unidades que estão sem vacinas, indicam que estão “aguardando abastecimento”.

PESSOAS AINDA ESCOLHEM VACINAS

O repórter Lucas Jozino acompanha de perto a campanha de vacinação na capital e conversou com uma trabalhadora da linha de frente da vacinação na UBS do Cambuci.

Atualmente, essa é a unidade que mais vacina na cidade e fica na região central de SP. Pela manhã, grandes filas foram registradas, mas nenhum problema em relação ao abastecimento.

A funcionária afirmou que a cada 10 pessoas que descobrem que o posto está aplicando a CoronaVac, 7 vão embora e decidem não se vacinar. Ela ainda relata uma situação que aconteceu na sexta-feira da semana passada (18), quando um homem fez um escândalo quando descobriu que ia tomar a primeira dose da CoronaVac.

Quando isso aconteceu, metade da fila foi embora e não se imunizou.

Confira:

PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO

Dois dias após a cidade de São Paulo paralisar a vacinação contra a Covid-19 por falta de doses, postos de saúde registraram problemas de abastecimento.

De acordo com o Filômetro, plataforma da prefeitura por onde é possível acompanhar a situação das unidades, 24 lugares estão sem doses e aguardam o abastecimento.

A situação é mais crítica no Capão Redondo, zona sul da Capital Paulista, onde há escassez em 8 dos 12 postos.

Em menos de uma hora, acabaram as doses na UBS Jardim Umuarama, Vila Filomena, zona sul. O representante comercial Roberto Romão foi avisado assim que chegou ao local.

Na zona norte de São Paulo, a Unidade Básica de Saúde Pari, também já sofre com falta de vacinas nesta manhã de quinta-feira (24).

Marcelo Caetano conseguiu ser imunizado, mas o mesmo não aconteceu com outros que aguardavam na fila.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.