A cidade de São Paulo decidiu, neste sábado (15), priorizar a testagem de Influenza e Covid-19 para grupos de risco. A prefeitura afirmou que a decisão ocorreu por conta da alta demanda de atendimentos envolvendo Síndrome Gripal nas Unidades Básicas de Saúde.
Segundo o órgão, os demais moradores da cidade irão passar por um exame clínico, ou seja, serão examinados por profissionais de saúde sem serem submetidos à testagem.
O grupo classificado como prioritário para os exames é composto por pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose de vacina, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades a critério médico, profissionais de saúde e população em situação de rua.
A conduta a ser adotada para os casos positivos será feita com base no acompanhamento telefônico, onde será avaliada a condição clínica do paciente por 7 dias. O município informou que disponibilizará oxímetros e que, em casos de agravamento de sintomas, como saturação abaixo de 93%, aumento de febre por 3 dias seguidos, imagem alteradas e/ou dispneia.
O período recomendado de isolamento é de 7 dias. Caso o paciente tenha sintomas no sexto dia, é recomendado que ele permaneça isolado até o décimo.