SP: capital tem repescagem nesta segunda e vacina grupo até 21 anos no sábado

Terça-feira começa a vacinação daqueles com 24 anos; calendário avança até sábado

BandNews FM

Capital paulista tem repescagem da vacinação para maiores de 25 anos e calendário avança até sábado (14)
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

A capital paulista tem repescagem para todos com 25 anos ou mais e elegíveis para a vacina contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (09), as unidades também abrem para aplicação da segunda dose do imunizante. Na terça-feira (10) e na quarta (11), será a vez do grupo com 24 anos procurar as unidades para imunização. Já na quinta (12), aqueles com 23 anos poderão se imunizar. Sexta-feira (13) é dia da vacinação para o grupo com 22 anos e no sábado os paulistanos com 21 anos.

O avanço na campanha de vacinação busca cumprir o prazo do governo de São Paulo, que prometeu vacinar todos aqueles com 18 anos ou mais até o dia 16 de agosto. No dia seguinte, em 17 de agosto, caem as restrições impostas para o controle da pandemia e no dia 18 a promessa e começa a imunizar jovens de 12 a 17 anos com comorbidades.

O calendário de vacinação estadual não precisa ser seguido pelas prefeituras, que definem as próprias regras para a população procurar os postos de saúde.

O escalonamento do calendário adotado pela prefeitura de São Paulo é colocado em prática para impedir a formação de longas filas e aglomeração nos postos de imunização.

Nesta segunda (09), todas as 468 unidades básicas de saúde abrem as portas entre 7h e 19h para a imunização. Há também a opção de vacinação nos mega postos e nos serviços de atenção especializada, que funcionam entre 8h e 17h. Os endereços dos postos de vacinação estão no site Vacina Sampa. É possível ainda verificar onde há fila através do De Olho na Fila. A ferramenta da prefeitura também revela as doses disponíveis para a segunda dose nos postos, evitando a peregrinação entre unidades.

A prefeitura de São Paulo exige a apresentação de um comprovante de residência e de um documento oficial com foto no momento da imunização. Também é recomendado que o cidadão realize um pré-cadastro no site Vacina Já.

Na capital, uma lei impede que os cidadãos escolham vacinas. Aqueles que se recusarem a tomar o imunizante disponível para a primeira dose terão que assinar um termo de responsabilidade e vão para o fim da fila.

BALANÇO DA VACINAÇÃO

Até o último sábado (07), quando foi realizado um mutirão para aplicação da segunda dose de vacinas (atrasadas para 198 mil pessoas na cidade de São Paulo), a Secretaria municipal de Saúde aplicou 11,126 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

Ao todo, 7,844 milhões tomaram ao menos uma dose dos imunizantes. Já o reforço da vacinação ou com a primeira dose aplicada são 3,2 milhões de paulistanos.

Os números indicam que 88,4% da população da capital paulista com mais de 18 anos está vacinada com a primeira dose. A segunda dose ou a dose única já atinge 35,6% das pessoas.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.