SP: capital tem repescagem da vacina e começa inscrição da “xepa” da 2ª dose

No fim de semana, virada da vacinação para os mais jovens aplicou 500 mil doses de imunizantes contra a Covid-19

BandNews FM

Todos os postos de São Paulo funcionam nesta segunda (16) para a repescagem da vacinação. Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP
Todos os postos de São Paulo funcionam nesta segunda (16) para a repescagem da vacinação.
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

A cidade de São Paulo abre todas as unidades básicas de saúde nesta segunda-feira (16) para a repescagem dos adultos com mais 18 anos e que ainda não tomaram a vacina contra a Covid-19. A Secretaria municipal de Saúde de São Paulo espera atingir 100% da imunização dos paulistanos nesta faixa etária. Após a virada da vacina, no fim de semana, a cidade chegou a 98% dos adultos imunizados depois de aplicar 500 mil doses entre sábado (14) e domingo (15). Também nesta segunda (16), as unidades começam a inscrição da “xepa” da 2ª dose, para o adiantamento do prazo para completar a imunização.

Conforme o planejamento do estado de São Paulo, os adolescentes com comorbidade começam a ser vacinados na quarta-feira (18), mas o calendário na capital ainda não foi divulgado. Este grupo só pode ser vacinado com doses da Pfizer, que são entregues pelo Ministério da Saúde.

Nesta segunda-feira (16), toda as 468 unidades básicas de saúde estarão abertas entre 7h e 19h para a imunização. Há também a opção de vacinação nos mega postos, unidades drive-thru e nos serviços de atenção especializada, que funcionam entre 8h e 17h. Os endereços dos postos de vacinação estão no site Vacina Sampa. É possível ainda verificar onde há fila através do De Olho na Fila. A ferramenta da prefeitura também revela as doses disponíveis para a segunda dose nos postos, evitando a peregrinação entre unidades.

A prefeitura de São Paulo exige a apresentação de um comprovante de residência e de um documento oficial com foto no momento da imunização. Também é recomendado que o cidadão realize um pré-cadastro no site Vacina Já.

XEPA DA SEGUNDA DOSE

A partir desta segunda (16), as UBSs vão receber a população a inscrição da “xepa” da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os paulistanos que desejarem podem se inscrever para serem chamados a adiantar a aplicação da segunda dose.

Pelo plano atual, o intervalo entre as doses da AstraZeneca e da Pfizer é de três meses. O intervalo da CoronaVac é de 28 dias.

Ao se inscrever na UBS, o cidadão pode ser chamado para adiantar a dose caso sobrem imunizantes no fim do dia. No entanto, a Secretaria municipal de Saúde informa que adotará um intervalo mínimo de 60 dias para as doses da AstraZeneca e da Pfizer; e de 15 dias para a CoronaVac.