SP: capital paulista confirma vacinação de adolescentes na quarta

Menores entre 16 e 17 anos serão vacinados com o imunizante da Pfizer e responsáveis precisam estar presentes

BandNews FM

Vacinação de adolescentes começa na quarta (18) na capital paulista. Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP
Vacinação de adolescentes começa na quarta (18) na capital paulista.
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

A cidade de São Paulo começa a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes entre 16 e 17 anos nesta quarta-feira (18). O calendário do governo do estado prevê a imunização de menores entre 12 e 17 anos com comorbidades até o dia 29 de agosto. Aqueles que não têm doenças preexistentes devem ser imunizados até o dia 12 de setembro. Mas as cidades não são obrigadas a seguir o calendário e dependem da chegada de vacinas da Pfizer, único imunizante autorizado para menores de idade.

Na capital paulista, são 48 mil adolescentes que podem se vacinar na quarta (18). Neste primeiro momento, podem se vacinar aqueles com:

  • 1) Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
  •  
  • 2) Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
  •  
  • 3) Indivíduos com baixa visão ou cegueira; (Considera-se baixa visão ou visão subnormal quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20 graus no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10). Considera-se cegueira quando esses valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10 graus (categorias 3, 4 e 5 do CID 10);
  •  
  • 4) Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

É preciso estar acompanhado pelo responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade do acompanhamento do responsável, o adolescente deve estar acompanhado de um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.

A prefeitura de SP pede que todos realizem o pré-cadastro no Vacina Já. A medida evita fila nos postos de saúde. Os endereços das unidades estão no site Vacina Sampa.

Cidades na Grande SP adiantaram a imunização desse grupo e já aplicam as primeiras doses em adolescentes nesta terça-feira (17).