A cidade de São Paulo amanheceu com chuva nesta segunda-feira (16) e registrou impacto na distribuição de energia elétrica. Ouvintes da BandNews FM relataram desde o fim da madrugada problemas no trânsito devido a semáforos apagados, principalmente na Zona Sul e na Zona Oeste da capital.
A queda de luz também prejudicou o transporte sobre trilhos, a Linha 4-Amarela teve problemas na abertura das portas dos trens nas estações. Em nota, a concessionária responsável pela linha afirmou: “A falha na Linha 4-Amarela foi de oscilação de energia externa, ou seja, da empresa de energia. Com isso, as portas de plataforma não abriam e foi necessário realizar um outro procedimento alternativo para que fossem abertas. Esse processo é um pouco mais demorado e acaba afetando o carrossel dos trens. O problema iniciou perto de 6h e foi normalizado às 8h”.
Segundo a distribuidora de energia Enel, as chuvas e os ventos atingiram parte da área de concessão e causaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica para alguns clientes. A empresa afirma que as equipes estão atuando para o restabelecimento da luz em bairros como Butantã, Pedreira, Guaianazes e Cidade Dutra, além de municípios como São Bernardo do Campo e Santo André.
Apesar dos transtornos no trânsito, a chuva foi importante para aliviar o tempo seco na cidade e melhorar a umidade relativa do ar. Na última semana, a capital paulista chegou a ser considerada a cidade com pior qualidade do ar no mundo devido à poluição e fumaça. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, a segunda-feira (16) terá variação entre 75% e 100% de umidade relativa do ar.