Os casos de semáforos vandalizados crescem 13% neste ano em São Paulo.
Diariamente, ao menos 13 aparelhos são danificados ou têm os cabos furtados na cidade.
Só neste ano, os criminosos já levaram 233 km de fios de semáforos.
A extensão representa, por exemplo, a distância entre o centro da capital paulista até a cidade de Cajati, no interior paulista.
Entre janeiro e agosto, foram registradas 3.175 ocorrências deste tipo de crime.
Alguns pontos são mais visados pela criminalidade.
A avenida Escola Politécnica tem, praticamente, todos os dias algum cruzamento com o sinal prejudicado.
Nesta semana, de segunda (27) a quarta-feira (29) foram levados 80 metros de fios de dois locais distintos.
O ouvinte da BandNews FM, Neto, que mora em Cotia, sente os reflexos do problema ao passar por ali. “Volta e meia o trânsito fica confuso”, conta.
No ano de 2020 foram 281 ocorrências de furto/vandalismo em controlador, uma média de 23 por mês.
De acordo com a CET, neste ano até agosto, este número passou para 175 ocorrências, uma média de 22 por mês.
Um único semáforo danificado pode afetar dezenas de cruzamentos.
A engenheira ambiental Eliane é prova disso.
Nesta semana, ela encontrou uma confusão na Avenida do Imperador, próxima a estrada para o município de Mogi das Cruzes por conta de um semáforo apagado. “Era um carro virando e o outro pedindo passagem. Tudo bagunçado por causa dos semáforos desligados”, afirma.
De acordo com um levantamento feito pela CET no cruzamento entre a Avenida Imperador e a Rua Floco de Neve, houve o furto de 35 metros de cabos de energia.
Além de prejudicar o trânsito na cidade, os equipamentos semafóricos vandalizados podem ter um efeito muito mais grave, como acidentes.
O securitário Fábio Ferreira encontra o semáforo do cruzamento da Rua Luís de Oliveira, na estrada de Itapecerica desligado há pelo menos cinquenta dias. “Eu presenciei dois acidenteis ali neste período”, disse.
A CET disse que atua conjuntamente com a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e a GCM para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime.
A população pode ajudar ao flagrar um ato criminoso e denunciar pelo 190 ou 156.
A Secretaria de Segurança Pública afirma que, somente no primeiro semestre deste ano, foram apreendidas e recuperadas 10,5 toneladas de fios de cobre e uma tonelada de alumínio, avaliados em aproximadamente de R$ 1 milhão.
Além disso, 21 criminosos foram presos por crimes praticados em desfavor de concessionárias e prestadoras de serviço público.