O colunista de tecnologia, Wharrysson Lacerca, concedeu uma entrevista ao Jornal BandNews FM na manhã desta sexta-feira (19) para dar detalhes sobre o 'apagão cibernético' que muitos computadores sofreram ao redor do mundo com a falha de atualização causada pela empresa CrowdStrike.
Segundo o especialista, trata-se de uma falha em uma atualização da empresa de tecnologia de segurança cibernética que "travou" a iniciação correta dos aparelhos.
Lacerda explica que a retomada do sistema não é uma tarefa simples e rápida, já que envolve um profundo conhecimento tecnológico, e é esperado que os efeitos do 'apagão' sejam sentidos ainda nas próximas horas.
"Muitos analistas de segurança relataram que o único jeito de destravar esse computador, é fazer com que o Windows inicie no modo de segurança. Mas ai você precisa fazer o 'boot', entrar no Windows no modo de segurança, não pelo modo normal, e ir até o diretório onde estão savos os arquivos da CrowdStrike. Depois, entrar no Windows no modo normal para que ele faça a atualização", explicou.
"Não é uma operação tão simples, não é um procedimento para todos os terminais. Muitos tiveram que passar por esse procedimento para conseguir voltar a operação. É uma coisa que ainda vai levar um tempo, ainda vai haver um efeito cascata acontecendo por algum tempo. Ainda que já tenhamos uma correção para essa falha, muitos Windows mundo afora, para conseguir sair da 'tela azul da morte', só fazendo esse procedimento de entrar em modo de segurança e apagar o diretório da CrowdStrike que está salvo, gravado no HD", completou o especialista em tecnologia.