O período de solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) começa nesta segunda-feira (4). O pedido pode ser feito até dia 15 de abril, na página do participante.
Nesse mesmo período, o participante pode justificar ausência no Enem 2021 e solicitar o benefício, que é direcionado ao candidato que teve concedida a isenção no exame do ano passado e que não compareceu nos dois dias de prova. Para isso, é necessário enviar a documentação que comprove o motivo da ausência.
Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante que estiver cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, bem como aquele que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei n.º 12.799, de 10 de abril de 2013.
Também pode solicitar a isenção o participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
O resultado da justificativa de ausência e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 será divulgado no dia 22 de abril.