Um grupo de reservistas russos relata que foi orientado a entrar em um campo de batalha com pás do século XIX para enfrentar tropas ucranianas.
A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, órgão que acompanha diariamente a situação da guerra entre Rússia e Ucrânia.
O relatório britânico afirma que os russos utilizaram pás MPL-50, um modelo militar criado na Rússia em 1869, para o combate corpo a corpo no território ucraniano.
O documento explica que o episódio aconteceu no fim de fevereiro, mas não cita em qual local da Ucrânia o confronto teria ocorrido. O órgão cita ainda o "uso contínuo" da ferramenta e diz que isso reflete "a luta brutal e de baixa tecnologia que passou a caracterizar grande parte da guerra".
De acordo com o órgão britânico, um dos reservistas presente no combate reafirmou que não estava preparado “física e psicologicamente” para a ação. Por fim, o relatório do ministério explica que episódios recentes sugerem um “aumento no combate corpo a corpo na Ucrânia”.
Até o momento, o Kremlin não se manifestou sobre o suposto uso de pás por parte dos enviados.