Socorristas resgatam menina após mais de 10 dias do terremoto na Turquia

As equipes de resgate encontraram uma adolescente de 17 anos viva após quase 250 horas dos primeiros abalos sísmicos; número de mortes confirmadas se aproxima de 42 mil

BandNews FM

Uma menina de 17 anos foi resgatada pelos socorristas na Turquia após permanecer quase 250 horas sob os escombros. O resgate foi feito na cidade de Kahramanmaras, o epicentro dos tremores que sacudiram o país turco e parte da Síria no dia 6 de fevereiro.

Apesar de mais de uma semana dos abalos sísmicos, as equipes de resgate continuam trabalhando nos destroços dos edifícios que colapsaram e seguem encontrando pessoas vivas. Durante a manhã desta quinta (16), um menino de 13 anos foi salvo na cidade de Antakya após mais de 228 horas do terremoto.

De acordo com as autoridades turcas, são 36.187 vítimas no país. No território sírio, a estimativa é que pelo menos 5.800 óbitos tenham sido confirmados. O balanço de mortos na Síria é impreciso por conta das regiões que são controladas por rebeldes e não entram na conta oficial do governo de Bashar al-Assad.

O Ministério do Ambiente, Urbanização e Alterações Climáticas afirmou que pouco mais de 50 mil edifícios precisam ser demolidos e que pelo menos 387 mil prédios já foram examinados. 

O número de óbitos em decorrência do terremoto de 7,8 de magnitude que atingiu a Turquia no começo do mês já ultrapassou a marca da tragédia de 1939 quando 33 mil pessoas morreram após um tremor balançar o país.