Sobe para 24 o número de mortos em incêndios na Califórnia

Ventos fortes devem agravar situação nesta segunda-feira (13)

BandNews FM

Sobe para 24 o número de mortos em incêndios na Califórnia
Sobe para 24 o número de mortos em incêndios na Califórnia
REUTERS/Ringo Chiu

A Califórnia enfrenta uma de suas piores temporadas de incêndios, com 24 mortes confirmadas até agora, de acordo com autoridades locais. Os ventos fortes, impulsionados pelo fenômeno Santa Ana, continuam a espalhar as chamas de maneira devastadora, dificultando os esforços dos bombeiros e colocando milhares de vidas em risco.  

Os focos mais críticos são os incêndios Palisades e Eaton, responsáveis por oito e 16 mortes, respectivamente. Desde o início das chamas, na última terça-feira (7), bairros inteiros foram consumidos, incluindo áreas de alto padrão como Pacific Palisades, onde casas de celebridades foram destruídas.

Além disso, mais de 15 mil residências e comércios foram perdidos, deixando 153 mil pessoas desalojadas. O xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, informou que ao menos 15 pessoas estão desaparecidas, mas ainda não é possível relacionar todos os casos aos incêndios.  

Os ventos devem se intensificar até está quarta-feira (15), com rajadas entre 72 e 112 km/h, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia de Los Angeles. A umidade relativa, prevista entre 8% e 15%, agrava as condições, criando um ambiente favorável para o espalhamento das chamas.  

O governo local declarou estado de emergência de saúde pública devido à qualidade do ar, com a fumaça representando riscos imediatos e de longo prazo à população.

Tópicos relacionados