Candidatos têm até quinta (25) para se inscrever no Sisu 2024

Estudantes utilizam as notas obtidas no Enem para concorrer por oportunidades em 127 instituições de ensino; ao todo, são 264 mil vagas disponíveis

Rádio BandNews FM

Candidatos têm até quinta (25) para se inscrever no Sisu 2024
Sisu 2024 abre inscrições nesta segunda (22); saiba como conferir as vagas
Agência Brasil

O Sistema de Seleção Unificada está com inscrições abertas para vagas em 127 instituições de ensino.

O Sisu 2024 oferece 264.360 vagas em universidades federais, estaduais e na Rede Federal de Educação Profissional. Neste ano, os candidatos devem optar por vagas no primeiro ou segundo semestre, não haverá outra edição da seleção no meio do ano como em períodos anteriores.

As inscrições seguem até 23h59 do dia 25 de janeiro, a próxima sexta-feira. O processo é todo realizado na internet, através do site: sisualuno.mec.gov.br.

O calendário ainda prevê a divulgação do resultado final no dia 30 de janeiro, enquanto as inscrições para os aprovados ocorre entre 1º e 7 de fevereiro. Para os que não conseguirem uma vaga, será possível demonstrar interesse na segunda chamada entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, maior instituição pública do país, é quem oferece o maior número de vagas no Sisu, são 9.240 nos cursos de graduação. Na sequência, aparecem a Universidade Federal Fluminense, com 8.788 oportunidades, e a Universidade Federal da Paraíba, com 7.750 vagas.

Na rede estadual que oferece vagas pelo Sisu, as universidades estaduais do Piauí, Paraíba e Bahia são as que oferecem o maior número de oportunidades.

Todos os dias, os estudantes podem acessar a página do Sisu para acompanhar a evolução da nota de corte dos cursos pretendidos e se estão entre os classificados até aquele momento. Caso contrário, podem optar por outros cursos.

Mais de três milhões de estudantes estão aptos a concorrer aos ingresso no ensino público universitário. O número corresponde aos candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023. As notas obtidas no Enem são utilizadas para a classificação dos alunos.