O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirma que ainda não há previsão para a retomada total dos serviços impactados pelo desligamento não programado do Datacenter do instituto no domingo (21). Segundo o INSS, o problema seria decorrente de uma falha na manutenção preventiva realizada pela Dataprev
Um dos aplicativos afetados foi o Meu INSS, que oferece mais de 90 serviços sem precisar sair de casa. O sistema de agendamento do instituto e o Portal dos Peritos Médicos Federais também foram impactados. Os servidores do INSS ainda estão sem acesso ao sistema de trabalho.
As equipes da Dataprev e do fabricante do equipamento restabeleceram o serviço, mas o alerta é de que ainda poderia haver instabilidade. O problema também pode afetar os serviços prestados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Na manhã desta segunda-feira (22), o Dataprev havia anunciado que todos os serviços foram restabelecidos. No entanto, o Governo Federal atualizou a informação e disse que as equipes técnicas atuam para que todos os sistemas dos clientes estejam completamente disponíveis o mais rapidamente possível.