Sistema de sprinklers de prédio incendiado no Brás não funcionou, diz Corpo de Bombeiros

Equipes fazem rescaldo após 25 horas de trabalhos contra as chamas; ninguém se feriu

Da redação

Sistema de sprinklers de prédio incendiado no Brás não funcionou, diz Corpo de Bombeiros
Incêndio destruiu 200 lojas em shopping no Brás
REUTERS/Carla Carniel

O Corpo de Bombeiros divulgou nesta quinta-feira (31) que o Shopping 25, atingido por um grave incêndio na quarta (30) tinha um sistema de sprinklers, mas ele não funcionou. Os sprinklers são dispositivos de chuveiros hidráulicos que são acionados em caso de incêndio. 

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Maycon Cristo, caso o sistema funcionasse, o combate ao fogo teria sido mais simples e apenas atingiria o box onde o incêndio iniciou. 

A instalação foi encontrada durante os trabalhos dos bombeiros. Após 25 horas de trabalhos contra as chamas, agora as equipes fazem o trabalho de rescaldo. As chamas não devem retornar, não há probabilidade de colapso da estrutura e também não houve vítimas, segundo os bombeiros. 

A validade do Auto de Vistoria do edifício que está no nome da esposa de Chong expirou em agosto de 2024. Ainda não se sabe se os responsáveis pelo prédio já tinham pedido a renovação.

Riscos a outros prédios

“Quando o Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 6h40, as chamas já tinham atingido muito do edifício”, disse ao Bora Brasil a tenente Olívia, porta-voz da corporação.

Segundo ela, havia risco de o fogo alcançar edificações vizinhas. Os agentes atuaram simultaneamente nos trabalhos de apagar o foco das chamas no interior do shopping e também impedir que elas se propagassem. 

A concessionária Enel informou que equipes foram enviadas ao local para desligar a rede da área afetada e eliminar risco elétrico.

A Sabesp também foi acionada, esteve no local e constatou que não houve desabastecimento de água para controle das chamas. 

Tópicos relacionados