A âncora Sheila Magalhães, da BandNews FM, comentou durante a manhã desta terça-feira (28) a respeito do cancelamento unilateral de contratos promovidos pelos planos de saúde. Recentemente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou um total de 20 operadoras de planos de saúde sobre cancelamentos unilaterais de contratos.
De acordo com o poder público, o sistema ProConsumidor registrou 231 reclamações nos últimos dias. Já o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec Nacional) recebeu 66 ocorrências, e a plataforma consumidor.gov.br teve 1.753 queixas sobre cancelamentos abusivos.
Segundo Sheila, trata-se de uma "sacanagem" por parte dos planos de saúde, já que a medida não ocorre por caráter técnico, mas sim de modo a prejudicar o consumidor.
"Judicializar tem sido a única alternativa para quem precisa. O que está acontecendo é uma sacanagem, não tem outro nome. As pessoas estão sendo prejudicadas. Já ouvi de plano de saúde que é porque explodiu o número de pessoas com diagnóstico com transtorno do espectro autista. Ainda bem que avançamos em diagnósticos. O plano de saúde que se prepare para isso, a gente não paga mensalidade em dia? Ninguém paga plano de saúde doido para ser internado", comentou.