Sheila Magalhães reage a possível fim da escala 6x1: "Tendência nas grandes economias"

Âncora comentou sobre a tramitação da PEC que reduz a jornada de trabalho e extingue a escala 6x1; proposta tem o apoio de partidos da esquerda, mas enfrenta resistência da direita

A âncora Sheila Magalhães, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta terça-feira (12) o projeto de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tenta iniciar a tramitação no Congresso Nacional para reduzir a jornada de trabalho e extinguir a escala no turno 6x1 - seis dias trabalhados e um dia de descanso.

Na visão da jornalista, essa é uma tendência das principais economias do mundo. No entanto, os governos destes países passaram a ceder incentivos fiscais para as empresas adotarem modelos de redução da carga horária de trabalho

"São economias diferentes, mas que tem apostado nisso. A Alemanha, um dos principais países, fez uma redução para 28 horas semanais. [...] A Holanda faz investimentos de jornadas menores, mas não tem leis trabalhistas específicas. Na Espanha, no Japão e na Escócia foi estabelecido uma carga de 32 horas semanais, mas também não é por meio de lei. Tem compensações a empresas", explica.

"Um projeto que envolve milhões de brasileiros, que envolve empresas e empregos, demanda uma discussão com trabalhadores. E para valer, uma discussão aprofundada, com argumentação dos dois lados, o que é possível fazer dentro da nossa economia e da realidade brasileira. [...] Tem se mostrado uma tendência", completou.

Até o momento, pouco mais de 130 deputados assinaram a PEC que extingue a jornada de trabalho 6x1. O projeo conta com apoio, principalmente, de partidos da esquerda, como o PT, PCdoB, PDT e PSOL, mas ainda enfrenta resistência da direita.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.