O sétimo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros resgatados do Líbano pousou nesta terça-feira (22) na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, com 82 passageiros e um animal de estimação a bordo.
O resgate, feito com a aeronave KC-390 Milennium, faz parte da Operação Raízes do Cedro, que começou no dia 2 de outubro sob coordenação do governo e foi determinada pelo presidente Lula após o acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano.
Com o sétimo voo, a logística de repatriação já trouxe de volta ao Brasil 1.399 brasileiros e familiares, além de 16 pets, resgatados da zona de conflito no Oriente Médio.
A comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas, dos quais quase 3 mil manifestaram desejo de retornarem ao país, segundo o governo. A prioridade nos embarques é para mulheres, crianças e idosos.
Segundo o governo, o Itamaraty está em contato com brasileiros no Líbano para prestar assistência e verificar a necessidade de promover um novo voo de repatriação, dependendo das condições de segurança na área.