O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu nesta terça-feira (16) a situação de emergência em três novas cidades da Baixada Fluminense após as intensas chuvas do último fim de semana no Rio de Janeiro. Os municípios são Duque de Caxias, Mesquita e Nilópolis.
Com a decisão, publicada em edição extra do "Diário Oficial da União", já são sete as cidades com emergência reconhecida pela União. São elas: Rio de Janeiro; Belford Roxo; São João de Meriti; Nova Iguaçu; Duque de Caxias; Mesquita e Nilópolis;
O temporal deixou pelo menos 12 mortos no estado e duas pessoas ainda estão desaparecidas.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirma que, para drenar a água que ainda cobre parte da cidade de Duque de Caxias conseguiu duas bombas emprestadas, com a concessionária Águas do Rio e com o Instituto Estadual do Ambiente.
A falta de equipamentos suficientes, especialmente na estação Polder do Outeiro, em Belford Roxo, foi apontada como agravante para a demora no escoamento em várias regiões.
Ainda segundo Castro, está em processo de licitação a compra de outras duas bombas. Ele disse que o Governo também tenta conseguir uma terceira emprestada com a Sabesp, Companhia de Saneamento de São Paulo. No entanto, Castro não especificou quando, nem onde as bombas vão começar a operar.