Sete cidades do Rio de Janeiro estão em estado de emergência após temporal

As fortes chuvas do último fim de semana deixaram 12 mortos no estado e duas pessoas ainda estão desaparecidas

BandNews FM

Sete cidades do Rio de Janeiro estão em estado de emergência após temporal
Sete cidades estão em estado de emergência no Rio de Janeiro após o temporal
REUTERS/Pilar Olivares

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu nesta terça-feira (16) a situação de emergência em três novas cidades da Baixada Fluminense após as intensas chuvas do último fim de semana no Rio de Janeiro. Os municípios são Duque de Caxias, Mesquita e Nilópolis. 

Com a decisão, publicada em edição extra do "Diário Oficial da União", já são sete as cidades com emergência reconhecida pela União. São elas: Rio de Janeiro; Belford Roxo; São João de Meriti; Nova Iguaçu; Duque de Caxias; Mesquita e Nilópolis;   

 O temporal deixou pelo menos 12 mortos no estado e duas pessoas ainda estão desaparecidas. 

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirma que, para drenar a água que ainda cobre parte da cidade de Duque de Caxias conseguiu duas bombas emprestadas, com a concessionária Águas do Rio e com o Instituto Estadual do Ambiente. 

A falta de equipamentos suficientes, especialmente na estação Polder do Outeiro, em Belford Roxo, foi apontada como agravante para a demora no escoamento em várias regiões.

Ainda segundo Castro, está em processo de licitação a compra de outras duas bombas. Ele disse que o Governo também tenta conseguir uma terceira emprestada com a Sabesp, Companhia de Saneamento de São Paulo. No entanto, Castro não especificou quando, nem onde as bombas vão começar a operar.