Senado deve votar projeto que trata das novas regras fiscais nesta quarta

Pedido de vista adiou análise do texto na Comissão de Assuntos Econômicos

BandNews FM

Senado deve votar projeto que trata das novas regras fiscais nesta quarta
Pedido de vista adiou análise do texto na Comissão de Assuntos Econômicos
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve analisar nesta quarta-feira (21) o projeto que trata das novas regras fiscais. O texto seria analisado nesta terça-feira (20), mas o presidente do colegiado, o senador Vaderlan Cardoso, concedeu um pedido de vista coletivo de 24 horas.

Assim, a CAE volta a se reunir para votar a proposta e o plenário deve analisar o projeto no mesmo dia.

O adiamento foi anunciado depois da leitura do relatório elaborado pelo relator Omar Aziz (PSD-AM), que trouxe mudanças no projeto original.

Como os senadores retiraram o Fundo Constitucional do Distrito Federal e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, do texto original, o texto, se for aprovado, precisa ser analisado novamente na Câmara antes de seguir para sanção presidencial.

O relator manteve fora do teto outros gastos que haviam sido definidos pelo deputados, como transferências aos estados e aos municípios pela venda de imóveis federais, além de precatórios, que são usados para abater dívidas.

Os novos mecanismos substituem as regras do chamado "teto de gastos" e são a principal aposta do governo federal para equilibrar as contas da União sem comprometer investimentos em áreas consideradas essenciais, como Saúde e Educação.

O texto assegura um crescimento mínimo para o limite de despesa primária, de 0,6% ao ano, e fixa um teto para a evolução dos gastos, de 2,5% ao ano.