Senado corre para aprovar nova regra fiscal ainda nesta quarta (21)

Comissão de Assuntos Econômicos analisa texto que substitui teto de gastos; relator do documento alterou pontos aprovados pela Câmara

BandNews FM

Senado corre para aprovar nova regra fiscal ainda nesta quarta (21)
Senado corre para aprovar nova regra fiscal ainda nesta quarta (21)
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado volta a se reunir nesta quarta-feira (21) e deve aprovar o texto da nova regra fiscal proposta pelo Ministério da Fazenda. Um dia antes, o colegiado aprovou um período de 24 horas para a análise das mudanças no projeto.

O relator do texto, o senador Omar Aziz (PSD-AM), retirou o Fundo Constitucional do Distrito Federal e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb – do limite de gastos do arcabouço fiscal. Também houve uma mudança na base de cálculo da inflação a ser considerada para definir o Orçamento.

A nova regra fiscal substitui o Teto de Gastos e prevê limitar as despesas ao aumento das receitas federais. O mecanismo também prevê uma banda de gastos quando em momento de crise.

O adiamento para analisar o texto foi solicitado pelo senador Rogério Marinho (PL-RN). A oposição tenta atrasar a análise da medida, que é essencial para as contas públicas e a continuidade de projetos do atual governo.

O documento, que substitui o teto de gastos, recebeu 78 propostas de emendas, 18 foram acatadas por Aziz.

A expectativa é que após aprovado pela CAE, o arcabouço seja validado pelo plenário da Casa ainda na quarta (21).

Embora já aprovado na Câmara dos Deputados, o texto precisará ser revisto pelos deputados por causa das mudanças realizadas no texto. Embora existisse a expectativa da análise já na quinta-feira (22), os deputados devem se debruçar sobre o projeto apenas após a volta de Arthur Lira (PP-AL) de um seminário em Portugal.