A semana que termina com um ferido prolongado começa em frio e risco de geada no Centro-Sul do Brasil. Nesta segunda-feira (13), os termômetros amanheceram com temperaturas abaixo de zero em Santa Catarina.
A previsão do tempo indica que a massa de ar polar que avança pelo país deve predominar nos próximos dias e o frio intenso começa a ir embora entre quarta (15) e quinta (16).
Há alerta para geada nos três estados do Sul e nas regiões de serra de São Paulo e de Minas Gerais.
A segunda-feira amanheceu com temperatura média de 7°C na capital paulista, mas no extremo-sul da cidade os moradores suportaram mínimas de 2°C. Em Curitiba, o dia começou com 2,6°C.
A temperatura mais baixa no Paraná foi registrada em General Carneiro, no sul do estado, - 3,6°C. Foram 29 pontos de geada no estado, segundo o Simepar.
O fim de semana já foi de muito frio no Sul.
O registro da temperatura mais baixa do ano no Brasil foi em Urupema, na serra de Santa Catarina: -6,1°C na madrugada deste domingo (12).
No Rio Grande do Sul, a menor marca foi em São José dos Ausentes, com -2,6°C. Nesta segunda-feira (13), o dia começou com 7ºC na capital gaúcha e -1°C em Serafina Corrêa.