A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo afirma que o aumento substancial de problemas nos semáforos da cidade ocorre por conta do furto de cabos de energia que alimentam os equipamentos. Nesta quarta-feira (01), ouvintes da BandNews FM voltaram a reclamar do não funcionamento dos sinais de trânsito. Na Avenida Paulista, a sinalização semafórica estava desligada no início da manhã.
A CET-SP diz ter registrado um aumento nos casos de furto e de vandalismo nos equipamentos semafóricos e cabos de alimentação. Segundo o balanço, só nos quatro primeiros meses de 2022, foram 2.600 casos, um aumento de 85% com relação ao mesmo período em 2021.
Ainda, de acordo com a CET, o número crescente de furto dos fios tem prejudicado o ritmo com que os reparos são feitos, que podem levar até 24 horas, de acordo com a complexidade.
A via com mais ocorrências de furtos de cabos é a Avenida Governador Carvalho Pinto, no bairro da Penha, na zona leste de São Paulo. Além disso, relatos de semáforos constantemente inoperantes são apresentados nos cruzamentos em Itaquera e nas Avenidas Jornalista Roberto Marinho, Cupecê e Jacu Pêssego.
A CET afirma que há um plano de modernização de semáforos previsto, que será realizado por meio de uma concorrência ou em conjunto com a Parceria Público Privada da Iluminação Pública.
O órgão, no entanto, não deu um prazo para o início do processo de modernização e diz ainda que para comunicar e solicitar o reparo, o paulistano pode ligar para o número 156.