Sem doses, Rio anuncia aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19

Prefeito Eduardo Paes disse que a cidade pretende começar o reforço na imunização no início de setembro

Rádio BandNews FM

Prefeitura finaliza vacinação em adultos nesta sexta (20) Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Prefeitura finaliza vacinação em adultos nesta sexta (20)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Rio de Janeiro pode ser o primeiro município a iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos. Em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (20), o prefeito Eduardo Paes disse que a cidade pretende começar o reforço na imunização no início de setembro.

Paes voltou a afirmar que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para que o Ministério da Saúde envie mais doses, o que garantiria o estoque necessário para o reforço da imunização em idosos. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirma esperar celeridade do governo federal para tomar a decisão de autorizar a terceira dose até a próxima semana. O comitê científico do município se reúne na segunda-feira (23) sobre o tema.

Eduardo Paes definiu a situação do Rio de Janeiro como crítica, e afirmou que a capital fluminense enfrenta o pico de contágio pelo coronavírus em 2021. Soranz admitiu que não será possível manter os prazos do plano de retomada, que previa o início da primeira fase em 2 de setembro. A data marcaria a liberação, por exemplo, a presença de torcedores vacinados nos estádios, com até 50% da capacidade. As medidas restritivas foram prorrogadas até o dia 30 de agosto, e há a possibilidade de mais restrições serem aplicadas, caso continue sendo observado o aumento de casos da doença.

A prefeitura finaliza a vacinação em adultos nesta sexta-feira (20), com a imunização do público de 18 anos.

A aplicação de primeiras doses na repescagem neste sábado (21) pode ser suspensa, caso o Rio não receba mais imunizantes ainda nesta sexta (20). Apenas a segunda dose está garantida.

Na semana que vem, começa a vacinação em adolescentes. Uma ação será feita para buscar os cariocas que não tomaram nenhuma dose dos imunizantes contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 286 idosos foram internados por não tomarem a vacina na capital fluminense.

Mais de 418 mil pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 só nesta semana.