A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei prestou, na manhã desta sexta-feira (22), uma homenagem a ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica Walewska Oliveira.
A Polícia Civil de São Paulo continua investigando o ocorrido. Ela estava na cidade de São Paulo para a divulgação do livro "Outras Redes", uma autobiografia sobre a trajetória dela no esporte e fora das quadras.
O corpo da ex-jogadora foi encontrado na noite desta quinta-feira (21), na região da Bela Vista, no centro da capital paulista. O caso está sendo apurado pela Delegacia do Distrito Policial dos Jardins.
Na quarta-feira (20), Waleska havia participado da gravação do podcast "Ataque Defesa", com o jornalista Alexandre Oliveira. O episódio foi ao ar menos de uma hora antes da confirmação da morte da campeã olímpica.
Presença bastante ativa nessa vida fora das quadras – além da divulgação da biografia, ela estava lançando uma linha de chocolates saudáveis.
O podcast, chamado "Olympic Mind", tinha cinco episódios no ar e pouco mais de 1000 seguidores no Instagram. Na entrevista, ela destacou como estava o seu pós-carreira. Disse também que ainda tinha muito tempo de vida produtiva e que precisava devolver o que o vôlei lhe deu.
O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Radamés Lattari, disse, por meio de nota, que recebeu com tristeza e imenso pesar a notícia do falecimento e completou que a trajetória no esporte da atleta será “para sempre lembrada e reverenciada”.
O Praia Clube, onde a atleta jogou por seis temporadas e se aposentou, lamentou a morte e disse que o vôlei brasileiro e a comunidade esportiva perderam uma verdadeira lenda.
Walewska era torcedora do Atlético-MG. Após conquistar o título olímpico em Pequim, na China, em 2008, ela foi homenageada pelo clube e recebeu uma camisa do centenário do Galo de presente.
"O Galo lamenta profundamente a morte da ex-atleta de vôlei Walewska Oliveira. Mineira de BH, Walewska era atleticana e foi homenageada pelo Galo com uma camisa do Clube, após a conquista do Ouro Olímpico, em 2008. O Galo se solidariza com os familiares e amigos da nossa eterna campeã", escreveu o clube nas redes sociais.
A Sociedade Esportiva Palmeiras expressou condolências à família, aos amigos e aos fãs da jogadora e lembrou que Walewska Oliveira esteve, no início desta semana, com a comissão técnica do clube na Academia de Futebol em São Paulo.
Ainda nesta quinta-feira (21), após o jogo entre o Palmeiras e Grêmio, o técnico Abel Ferreira lembrou do encontro recente.
O silêncio preencheu cada espaço do ginásio Yoyogi por 30 segundos. A homenagem organizada às pressas para lembrar Walewska, que morreu na noite de quinta-feira (21), transformou a partida contra a Turquia em algo menor. Ainda assim, porém, era preciso jogar. O Brasil até tentou fazer frente às rivais. No fim, porém, não conseguiu ir além. Em 3 sets a 0, parciais 25/21, 29/27 e 25/19, perdeu a primeira na disputa do Pré-Olímpico, em Tóquio.