Renato Meirelles (Brasil em Retratos)

Seis em cada dez brasileiros são contrários ao aumento de impostos da cerveja

Colunista Renato Meirelles fala sobre a possibilidade de tributação no consumo de álcool e a opinião pública contrária a medida

O colunista Renato Meirelles, da BandNews FM, repercutiu uma pesquisa realizada pelo instituto Locomotiva sobre a contrariedade do brasileiro em relação a tributação de cervejas e bebidas alcoólicas.

A maioria dos entrevistados, acreditam que a cerveja é parte essencial da cultura brasileira. Além disso, 83% disseram que a cerveja está presente nas festas e comemorações.  

Já 85% concordam que compartilhar uma cerveja com amigos integra a cultura do país e 70% entendem que compartilhar uma cerveja cria oportunidades para se unir com amigos.

Meirelles pontuou, ainda, que há brasileiros que lembram da promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da picanha com a cerveja.

"Há um outro dado interessante que acaba com alguns estereótipos do povo evangélico. Quase a maioria absoluta do público evangélico é contrário ao aumento do imposto da cerveja. Acontece por um movimento interessante. Evangélicos se reúnem mais com amigos e irmãos de fé do que a média brasileira. E já que a cerveja é considerada fundamental para essas festas, ninguém quer a taxação. É como se os brasileiros falassem:' Não mexem na minha cerveja'", concluiu.