O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou neste domingo (17) que países do G20 deveriam buscar trabalhar em consenso para avançar nos debates sobre o clima e as desigualdades sociais.
A declaração foi realizada no centro de imprensa do encontro do G20, instalado ao lado Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Guterres também enfatizou a importância de se aplicar a paz em Gaza, Ucrânia e Sudão.
Em seu discurso, o secretário defendeu uma reforma no Conselho de Segurança, com a justificativa de que o grupo não representa o mundo, já que nenhum país africano ou do sul global faz parte do colegiado.
"A Agenda 2030 é o caminho para enfrentar as tremendas desigualdades e injustiça que existem no mundo. Por isso eu faço esse apelo a todos os países, que estão em curso as negociações do G20, para que tenham espírito de consenso e que encontrem as possibilidades de transformar essa reunião num êxito, com decisões que sejam relevantes para a ordem internacional”, declarou.
Os países do G20 respondem por mais de 80% da economia mundial e são os maiores contribuintes para bancos multilaterais de desenvolvimento que ajudam a orientar o financiamento climático.