O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM e analisou o crescimento no número de notícias falsas que envolvem um um suposto novo imposto envolvendo o PIX.
Recentemente, o ministro Fernando Haddad (PT), da Fazenda, foi alvo de um ataque por meio de um vídeo falso que passou a circular nas internet. Nele, o uma imagem semelhante a do político afirma que seria criada uma nova tributação sobre o método de transferência.
Recentemente, Haddad realizou um pronunciamento através das suas redes para informar que trata=se de uma mentira que "prejudica o debate público, prejudica a política e prejudica a democracia". A Meta ainda foi notificada pela AGU para remover o vídeo falso de Haddad.
"É fake news, não existe nenhum tipo de tributação, imposto ou taxa sobre pix. E nem pode existir, a Constituição Federal não permite a tributação sobre movimentação financeira", explicou o secretário.
Sobre outra polêmica que tomou conta das redes, que a Receita Federal teria de ser informada sobre movimentações financeiras através do pix que acumulem mais de R$ 5 mil no mês, Robinson disse que os bancos já informam a Receita sobre tais movimentações.
"As instituições financeiras, a mais de 20 anos, já fornecem movimentações de cartão de crédito e movimentações financeiras para a Receita Federal e isso nunca gerou dor de cabeça a ninguém. Pelo contrário, essas informações que permitem que a Receita preste um bom serviço ao contribuinte, por exemplo na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda", informou.