Secretário de Esportes detalha plano para São Paulo sediar o Pan de 2027

Edição foi retirada de Barranquilla após a cidade colombiana não cumprir com os contratos

BandNews FM

São Paulo tenta antecipar candidatura para receber o Pan de 2027
Agência Brasil

A cidade de São Paulo já trabalha junto ao Comitê Olímpico do Brasil para receber a edição de 2027 dos Jogos Pan-Americanos. A confirmação do interesse da capital paulista em antecipar a candidatura, já que São Paulo havia anunciado o desejo em sediar o evento em 2031, foi feita pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Felipe Becari, em entrevista exclusiva à BandNews FM.

Nesta quarta-feira, a PanAm Sports, entidade responsável pelo Pan, retirou Barranquilla como sede da edição de 2021. Segundo a Organização, a cidade colombiana não cumpriu com os contratos vigentes.

Após o anúncio da PanAm Sports, a cidade de São Paulo, que já estudava a possibilidade de antecipar a candidatura, intensificou os esforços para receber o evento em 2027.

“Com eles (COB), nós estamos tratando todas as metas, requisitos contratuais e físicos a serem cumpridos, todos os ajustes que a cidade tem que passar para receber os Jogos. Então, nosso plano de trabalho, neste momento, é mais intensificado com o COB”, como explica Felipe Becari.

O secretário municipal de Esportes de São Paulo também detalhou os próximos passos para que uma candidatura oficial seja enviada à PanAm Sports.

“Eles (Comitê Olímpico do Brasil) estão elaborando uma série de requisitos para que, até o final de janeiro, eles tragam uma proposta. Então faremos uma força-tarefa para que, no máximo em seis meses, tenhamos uma devolutiva ao COB com todos os projetos estruturados para que o Comitê apresente à PanAm e, em quem sabe dois ou três meses, ainda em 2024, a gente consiga ter essa confirmação da candidatura. É um grande sonho, mas muito possível.”

Sobre o projeto para receber o Pan em 2027, Felipe Becari detalhou quais pontos da cidade de São Paulo necessitariam uma atenção maior para sediar o evento.

“É uma preocupação total, tanto em estrutura, como, por exemplo, atender todos os esportes. Vários esportes olímpicos precisariam ser criadas estruturas para recebê-los. A parte de hotelaria também é uma grande preocupação. Embora São Paulo seja muito grande, queremos oferecer o melhor para as pessoas, passamos de mais de 10.000 atletas. Com a comissão técnica, imprensa e familiares, a gente pensa em receber 30 ou 40 mil pessoas”, explica Felipe Becari.

Caso a cidade de São Paulo seja escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos, será a terceira edição do evento no Brasil. A primeira foi justamente na capital paulista, em 1963, e a segunda no Rio de Janeiro, em 2007.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.