Secretário de Agricultura de SP diz que a Ceagesp pode mudar de local

O chefe da pasta prometeu incentivos ao agronegócio e afirmou que o milho se tornará a principal cultura do estado

BandNews FM

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira, deu detalhes do possível plano de mudança da sede da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). De acordo com ele, o local não comporta mais o movimento de pessoas e caminhões.

Em entrevista exclusiva à Rádio BandNews FM, Junqueira confirmou que o governador Tarcísio de Freitas tem a intenção de retirar a Ceagesp da Vila Leopoldina e instalar um polo tecnológico e de inovação no local. Não há definição do endereço da nova sede da Companhia, mas o secretário disse que entende que um endereço próximo ao Rodoanel seria melhor.

“Já foram feitas prospecções no entorno do Rodoanel, mas ele precisaria estar finalizado. A Ceagesp ficará lá (atual sede) por algum tempo ainda, mas não tem mais sentido deixar onde está”, disse o secretário. 

Durante a gestão Haddad na prefeitura de São Paulo, foi assinado um decreto que previa a mudança para um terreno em Perus, mas a transição não se concretizou.

Segundo Antonio Junqueira, o governador de São Paulo pediu prioridade e um olhar específico para os médios e pequenos produtores do estado. Ele ainda disse que o poder público está atento ao potencial de regiões como o Vale do Ribeira e o Pontal do Paranapanema. 

O estado tem o objetivo de fomentar o agronegócio, principalmente com a liberação de crédito para os produtores e, para isso, a gestão atual deu seguimento a iniciativas já existentes, como o Programa Milho+ São Paulo. De acordo com o secretário, o milho ultrapassará a soja e será a principal cultura do estado. 

Antonio Junqueira disse que a pasta está atenta a mudanças climáticas e atua para conservação das áreas de mata no estado. No entanto, afirma que alguns produtores migraram de cultura por conta do clima.