Secretaria de enfrentamento à Covid-19 tem médica como nova comandante

Pasta do Ministério da Saúde é a mesma que teve Luana Araújo como indicada, mas não nomeada

BandNews FM

Médica Rosana Leite de Melo esteve com o ministro Queiroga no dia 9 de junho
Foto: Reprodução/HRMS

A médica Rosana Leite de Melo foi nomeada para a Secretaria de enfretamento à Covid-19 do Ministério da Saúde. O nome dela foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (17), e o ato é assinado pelo Ministro da Casa Civil Luis Eduardo Ramos  

O cargo está vago desde a indicação de Luana Araújo, médica que acabou não sendo efetivada na função por ter criticado o governo em outras oportunidades.  

Luana, em recente depoimento à CPI da Pandemia, disse que não sabia o motivo pelo qual não assumiu o cargo.  O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse na mesma CPI que essa decisão não partiu dele.

Rosana era, até então, diretora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

LUANA ARAÚJO

A infectologista Luana Araújo foi indicada para a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 no dia 12 de maio. No mesmo dia, a estrutura foi criada, mais de um ano após o início da pandemia.

A área seria responsável pela articulação de medidas para o controle do vírus, que se espalha pelo país causando mortes.

A médica não foi confirmada no cargo, embora tenha trabalhado por dez dias. No dia 22 de maio, Luana foi dispensada com a justificativa de que o nome dela não teria sido aprovado pela Casa Civil. A médica é contra o chamado “tratamento precoce”, que é ineficaz cientificamente.

Em depoimento à CPI, no entanto, o ministro da Saúde alegou que a não confirmação da infectologista no cargo foi uma decisão pessoal. Marcelo Queiroga, no entanto, não convenceu os senadores.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.