Fernando Schüler (Pensa Brasil)

Schuler: Primeiro turno representa vitória do centro conservador brasileiro

Colunista analisou cenário eleitoral de São Paulo e comentou da situação política de Pablo Marçal

Fernando Schüler (Pensa Brasil)

Fernando Schüler é cientista político e Professor do Insper. Doutor em Filosofia, com pós-Doutorado pela Universidade de Columbia. Recebeu menção honrosa no Prêmio Anpof de melhor tese de doutorado do País (2006/2007).

O colunista Fernando Schuler, da BandNews FM, analisou o cenário eleitoral de São Paulo após o fim do primeiro turno neste domingo (6). No entendimento do cientista político, o resultado do pleito municipal mostra uma vitória para o centro conservador brasileiro.

“A esquerda de uma maneira geral teve uma derrota inegável. Acho difícil reverter isso com os resultados que virão do segundo turno”, declarou.

Schuler acredita que a situação de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela prefeitura de São Paulo é complicada, e que será uma tarefa árdua conquistar até mesmo eleitores da candidata derrotada Tabata Amaral (PSB), vista como uma imagem mais próxima da política progressista.

“Esse grupo político [apoiadores da Tabata] não tem grandes razões para apoiar o Boulos ou o Ricardo Nunes. Está embolado esse processo de São Paulo”, acrescentou.

O cientista político também analisou a situação de Pablo Marçal após ele ter cometido um crime eleitoral no caso da falsificação do laudo médico de Boulos. “Complicou muito o futuro político dele. Uma coisa é fazer uma acusação ou uma fake News no calor do debate, outra é produzir uma fraude grave, um crime eleitoral explícito”, completou.

Marçal teve o perfil do Instagram suspenso neste sábado (5) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de São Paulo após a divulgação do laudo falso. Um inquérito foi aberto contra ele pela Polícia Civil para investigar o crime de uso de documento falso e outras ilegalidades.

Tópicos relacionados