Fernando Schüler: Direita consolida nomes moderados, e esquerda se afasta da periferia

Colunista analisou o cenário político após o segundo turno das eleições e aponta avanço da direita; disputas municipais de 2024 ficaram marcadas como as "eleições da diversidade política"

O colunista Fernando Schüler, da BandNews FM, analisou o cenário político brasileiro após as eleições municipais. Para o analista, as disputas municipais de 2024 foram as "eleições da diversidade política".

Na visão de Schüler, a direita consolidou novos nomes mais moderados que combatem o extremismo ideológico e não mais encontra-se concentrada na figura do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entre estes, destacam-se os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; de Goiás, Ronaldo Caiado; e Ratinho Júnior, no Paraná.

Fernando Schüler admite que a polarização criada entre Jair Bolsonaro e o presidente Lula ainda existe de forma evidente no eleitor brasileiro, mas pontua que as eleições municipais revelaram um cenário com mais alternativas para o bloco da direita, enquanto a esquerda se enfraqueceu.

Schüler aponta que o eleitor de esquerda acaba sendo mais seduzido pela retórica do empreendedorismo, e não mais pela ideia do trabalhador com carteira assinada, como era antigamente.

Tópicos relacionados